A U. Leiria quer dispensar o médio Pape Sow, um dos reforços para a nova época, que assinou contrato para as próximas três épocas, socorrendo-se de uma alegada cláusula relativa a um período inicial experimental de um mês. Em causa está o comportamento considerado como demasiado agressivo por Manuel Fernandes, que não conta mais com o jogador.
A legalidade da medida é, todavia, contestada pelo sindicato de jogadores, a quem Sow já recorreu. «A questão está em saber se essa cláusula existe de facto porque no contrato que nos foi entregue ela não foi incluída. Ora, o contrato colectivo de trabalho determiba que o período experimental deve ser expressamente convencionado», revelou Joaquim Evangelista, que ressalvou a «vontade do jogador em resolver a situação a bem», tendo para isso agendado uma reunião com o presidente da SAD leiriense, João Bartolomeu, «para esta quarta-feira».
Pape Sow, que, recorde-se, tinha ainda contrato com o Chateauroux e rescindiu para se poder vincular à U. Leiria, não quis falar ao Maisfutebol, evocando, junto de fonte próxima, não querer pronunciar-se «por se encontrar sob a alçada disciplinar do clube», já depois de ter sido notada a sua ausência nos treinos. Também o empresário do jogador, Artur Santos, manteve-se incontactável ao longo desta terça-feira.
Panandetiguiri é reforço por três anos
A U. Leiria continua pródiga em prescindir de jogadores depois de contratados e, à semelhança de outras pré-épocas, também dispensou o lateral-esquerdo Jean Batista, outro dos reforços para a nova temporada. Para o seu lugar, chegou mais um atleta do Burquina Faso, Panandetiguiri, que, segundo o empresário, chegou a acordo para as próximas três épocas.
O plantel não está ainda fechado, faltando pelo menos um elemento para a frente de ataque, e os jogadores à experiência continuam a chegar em barda. O último a surgir nos treinos foi o argentino Pietravallo, um trinco de 27 anos que, a despeito de ainda vir a ser testado esta quarta-feira frente ao Alcochete, no último jogo particular antes da entrada na Liga, não será, segundo foi possível apurar, contratado pelos leirienses.
Entretanto, o antigo treinador da U. Leiria e agora seleccionador do Burquina Faso, Paulo Duarte, convocou três jogadores do clube para o particular com o Mali: Mamadou Tall, Issouf Ouattara e Zongo, este último apesar de também ter sido dispensado.