Mikhail Fomenko foi formalmente nomeado nesta quarta-feira como selecionador da Ucrânia. A decisão ocorreu numa reunião do Conselho Executivo, da federação daquele país, cujos membros votaram de forma unânime em Fomenko, em detrimento do outro candidato à vaga, o sueco Sven-Goran Eriksson. Fomenko, de 64 anos, já treinou o Dínamo Kiev e a seleção da Guiné, na sequência de uma carreira de sucesso como jogador, na década de 70.

O contrato é válido por um ano, com uma cláusula de prolongamento por mais dois anos caso Fomenko qualifique a Ucrânia para o Mundial 2014. A seleção ucraniana está em quinto lugar do seu grupo de apuramento, a oito pontos do líder, Montenegro, embora com um jogo a menos.

«Quero agradecer ao presidente e aos membros da federação a confiança que depositaram em mim», afirmou Fomenko, que assumiu o principal objetivo: «teremos de terminar o nosso grupo no segundo lugar para continuarmos na corrida ao Mundial. Conto com o empenho de todos», afirmou no site da federação ucraniana.