O Pirin, 10.º classificado do campeonato búlgaro, promoveu uma iniciativa ousada no apoio às vítimas da guerra na Ucrânia.

O emblema da Bulgária enviou o próprio autocarro para o país que foi recentemente invadido pela Rússia, carregado com bens essenciais, oferecidos pelos adeptos e staff. Agora, o «Autocarro da Esperança» está de regresso à cidade de Blagoevgrad e traz consigo refugiados ucranianos, maioritariamente crianças e mulheres.

Segundo o Pirin, o autocarro chegou à Ucrânia na segunda-feira e descarregou a ajuda humanitária, antes de dar boleia a cerca de 30 pessoas, que vão ter um novo abrigo na Bulgária.

O proprietário do clube, Paul Belogur, foi o porta-voz na hora da partida.

«Estou extremamente grato ao povo de Blagoevgrad, pela ajuda que forneceram com roupas e comida. Agradecer também aos motoristas, pois vão arriscar a vida e assumir responsabilidades pelos outros. Agradeço-lhes o empenho», disse, antes do diretor executivo Tasko Taskov explicar que o autocarro iria recolher mais bens nas cidades de Sofia e Silistra, antes de rumar a solo ucraniano.

A partida para a Ucrânia:

Veja na galeria associada o momento em que os refugiados ucranianos se preparam para rumar à Bulgária.