A UEFA vai manter a utilização experimental de equipas de arbitragem com cinco elementos nos jogos da fase de grupos da Liga Europa, em Setembro. A decisão foi tomada esta quinta-feira, na reunião do Comité Executivo, em Vilnius, depois de experiências favoráveis nos torneios de apuramento para o Europeu de sub-19, em finais de 2008.
Os relatórios favoráveis de árbitros e observadores levaram o International Board, órgão da FIFA responsável pelas alterações às leis do futebol, a dar luz verde à continuação dos testes em jogos de âmbito profissional. Assim, a nova etapa terá início a 17 de Setembro, no arranque da fase de grupos da nova prova de clubes, herdeira da Taça UEFA. Um total de 200 jogos será abrangido pela experiência, até final da temporada. Se a experiência tiver igualmente sucesso, o presidente da UEFA, Michel Platini, admite passar a utilizar a fórmula de cinco árbitros (isto é, mais dois assistentes de baliza) em todas as competições sob a sua égide.
Recorde-se que a edição inaugural da Liga Europa tem a presença de quatro equipas portuguesas (Benfica, Nacional, Sp. Braga e P. Ferreira), que têm ainda de garantir o acesso à fase de grupos, nas várias fases eliminatórias.