O antigo árbitro internacional italiano Pierluigi Collina vai comandar a arbitragem da UEFA, anunciou nesta quinta-feira o presidente do organismo que lidera o futebol europeu, Michel Platini.

A missão de Collina será «melhorar a arbitragem», nomear os directores de jogo para as competições da UEFA e supervisionar o projecto de arbitragem a cinco, testado na Liga Europa e na Liga dos Campeões, explicou o secretário geral da UEFA, Gianni Infantino.

Collina acrescentou que dará muita importância à componente física na preparação dos juízes, para se terem «não só árbitros oficiais, mas também atletas». O italiano vai também, por isso, controlar o peso e a massa gorda dos árbitros.

Platini, que é contra o recurso ao vídeo, considerou que numa arbitragem a cinco, os juízes têm de ser capazes de ver tudo. «Há coisas com as quais sou tolerante: a mão de Henry ou o golo de Inglaterra [no Mundial frente à Alemanha]. Mas agora, a cinco, podem ver tudo, se os árbitros cometerem erros, é porque não são bons. Se houver algum árbitro que não vê a bola a três metros dele a cruzar a linha da meta, então não apitará mais as nossas competições», frisou o presidente da UEFA.