A UEFA confirmou através de uma nota publicada no seu site oficial que iniciou uma investigação aos actos racistas alegadamente perpetrados por adeptos do Benfica durante o último jogo da Liga dos Campeões, frente ao Manchester United. A investigação foi despoletada exactamente por uma participação da equipa inglesa junto da UEFA, que se seguiu a queixas de vários jogadores, segundo dá conta o comunicado.
O Manchester United acusa o público da luz de ofender com gritos racistas os jogadores Saha, Richardson, Evra e Wes Brown. Nos próximos dias o Benfica será intimado a apresentar o pedido de defesa, que dará sequência à investigação.
Segundo o Regulamento Disciplinar da UEFA, no seu artigo 11º, caso de comprovem comportamentos discriminatórios os clubes podem ser multados em 19 mil euros, podendo em casos mais graves ser decretada a realização de jogos à porta fechada. Em casos ainda mais graves, que não será o caso, certamente, os clubes prevaricadores podem ver ser-lhe retirados pontos e podem até ser desqualificados.