A UEFA confirmou nesta sexta-feira que o vencedor da Liga Europa passará a ter direito a um lugar na Liga dos Campeões a partir de 2015/16, à partida no play-off.
A informação já tinha sido adiantada e foi agora ratificada pelo Congresso da UEFA, que decorre em Londres, tendo sido anunciada pelo secretário-geral do organismo, Gianni Infantino.
Segundo explicou depois a UEFA em comunicado, as alterações são válidas para o ciclo 2015/2018 e o vencedor da Liga Europa passa a ter acesso ao play-off final de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões da época seguinte, e terá acesso direto aos grupos se o vencedor da Liga dos Campeões não precisar do lugar. Ou seja, se se tiver apurado diretamente.
Com esta mudança, a UEFA passa também a aceitar um limite de cinco clubes por país na Liga dos Campeões. As alterações à lista de acesso às competições europeias implicam também, explica a UEFA, que em princípio todos os países passarão a ter um máximo de três clubes na Liga Europa. E que passam a ter entrada direta na fase de grupos da Liga Europa 16 clubes, ao contrário dos atuais seis. Nesta altura, apenas não têm de passar por eliminatórias os vencedores das Taças dos países classificados até ao sexto lugar no ranking da UEFA. Passarão a apurar-se 16 clubes dos 12 primeiros países do ranking.
Michel Platini explica as mudanças com um elogio à final entre Benfica e Chelsea pelo meio. «Como ficou provado pela magnífica final deste ano, a Liga Europa tem vindo a ganhar força, mas queremos dar aos clubes um incentivo adicional», disse o presidente da UEFA.
A medida entrará em vigor quando expirar o atual contrato televisivo da Liga dos Campeões, em 2015.
(Artigo atualizado)