A UEFA anunciou, nesta segunda-feira, a criação do prémio para melhor jogador europeu, por iniciativa do seu presidente Michel Platini.

Esta nova distinção, inspirada num antigo prémio, vai premiar o melhor jogador da última época nos campeonatos europeus, independentemente da sua nacionalidade. Os visados serão avaliados pelas suas exibições em 2010/11, em todas as competições nacionais e internacionais, tanto em representação do clube como da selecção.



Os três nomeados serão anunciados a 25 de Julho, mas a cerimónia de atribuição do prémio terá lugar apenas a 25 de Agosto, no Mónaco, por ocasião do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O júri é composto por 53 jornalistas desportivos de renome, em representação de cada uma das federações que compõem a UEFA. Cada jornalista fornecerá uma lista com aqueles que considera os três melhores, com o primeiro a receber cinco pontos, o segundo três e o terceiro um. Os três mais votados desta primeira ronda seguem para a ronda final, que decorrerá durante o sorteio da Champions.