Eusébio e o antigo treinador Bella Gutmann foram alvo de uma homenagem da parte da UEFA esta quarta-feira no Estádio da Luz, que contou com a entrega de placas comemorativas «Campeão da Europa», em alusão aos títulos que o Benfica conquistou em 1961 e 1962.
O antigo Pantera Negra subiu ao relvado, ao intervalo do jogo com o Manchester United, na companhia dos seus antigos companheiros José Augusto e António Simões, este último em nome do já falecido técnico húngaro. As placas foram entregues por Sir Bobby Charlton, antigo jogador do Manchester United, ao serviço do qual também foi campeão europeu em 1968, precisamente com uma vitória sobre o Benfica.
Adolfo, José Henriques e Jaime Graça, outros três jogadores que também disputaram a final de 1968, em Wembley, também estiveram no relvado, enquanto Bobby Charlton também contou com a companhia dos campeões Alex Stepney, John Aston, Pat Crerand, Brian Kidd e do técnico Jack Crompton.
A cerimónia está incluída nas comemorações dos cinquenta anos de competições europeias da UEFA que culminam a 17 de Maio de 2006, No Estádio de França, em Paris, no palco da final da actual edição da Liga dos Campeões.