O Comité Executivo da UEFA decidiu que o finalista vencido da Taça doméstica deixará de ganhar lugar na Liga Europa, se o vencedor se tiver qualificado para a Liga dos Campeões. Esta alteração entra em vigor em 2015/16 e abre maiores possibilidades de qualificação através do campeonato nacional.

Isto significa que, no caso de Portugal, o sexto lugar na Liga passa a ter maiores probabilidades de garantir a presença nas competições europeias na época seguinte. Falamos de sexto lugar pressupondo que para a época em causa Portugal não estará nos três primeiros lugares do ranking da UEFA, se estiver nesse caso será o sétimo.

Em Portugal a regra até agora em vigor beneficiou várias vezes o finalista vencido, que ganhava um lugar europeu mesmo tendo perdido a final da Taça de Portugal para um clube que se tivesse qualificado para a Liga dos Campeões.

A UEFA informa que a decisão foi tomada a pedido das Federações e instruiu o seu Comité de Competições a introduzir as alterações necessárias para aplicar a mudanças.

Além desta decisão, a UEFA incluiu Gibraltar, o seu mais novo membro, na lista de acesso às provas de clubes para 2014/15, hoje aprovada. O território terá uma equipa na qualificação da Liga dos Campeões e outra nas pré-eliminatórias da Taça UEFA.

A data da Supertaça Europeia de 2014, que será em Cardiff, ficou marcada para 12 agosto. E o Europeu de sub-21 de 2015, na Rep. Checa, vai realizar-se de 17 a 30 de junho.