Alex Ferguson vai jogar a sexta final europeia da carreira, quando a 28 de Maio o Manchester United defrontar o Barcelona em Wembley, para a decisão da Liga dos Campeões.

O treinador escocês tornou-se, nesta quarta-feira, o segundo técnico com mais finais nas competições da UEFA, depois de eliminar o Schalke. Alex Ferguson tem duas finais das Taças das Taças (uma pelo Aberdeen, outra pela United) e quatro na Champions. Curiosamente, esta será a terceira vez nos últimos quatro anos que os «red devils» chegam à final da prova.

Assim, no que toca apenas à Liga dos Campeões, «sir» Alex iguala outros dois treinadores. Marcello Lippi tem também quatro finais da prova (venceu uma e perdeu três), todas pela Juventus, assim como Miguel Muñoz, mítico treinador do Real Madrid, que venceu duas e perdeu outras tantas.

No que toca ao total das competições europeias, o «ranking» de finais é liderado por Giovanni Trapattoni, que tem sete (quatro ganhas, três perdidas). Nesta quarta-feira, Ferguson passou Miguel Muñoz, Ernst Happel, Johan Cruijff, Udo Lattek, Raymond Goethals, Sven-Göran Eriksson e Marcello Lippi, todos com cinco.