O Benfica terminou esta terça-feira a fase de grupos da UEFA Youth League com um empate na receção ao At. Madrid (1-1), que foi suficiente para garantir o apuramento para os oitavos de final da competição.

Depois de cinco vitórias em cinco jogos, os encarnados falharam assim o objetivo de somar por triunfos todos os jogos, mas conseguiram atingir o objetivo maior: ficar em primeiro lugar do grupo. Já o At. Madrid, com este empate, terminou em segundo e foi relegado para o play-off de acesso aos oitavos de final.

Refira-se que o jogo realizado no Seixal foi bem disputado e entretido, acabando com um ritmo frenético, sobretudo depois de José Gomes ser expulso por acumulação de amarelos e deixar o Benfica reduzido a dez jogadores para os dez minutos finais.

Nessa altura o At. Madrid acreditou poder chegar ao triunfo, embora precisasse de vencer por dois golos para ficar em primeiro. Não conseguiu o primeiro objetivo, nem sequer o segundo porque o Benfica reagiu também muito bem.

Foi na segunda parte, aliás, que também surgiram os golos.

O Benfica abriu o marcador aos 59 minutos, desfazendo o nulo que se mantinha desde o início do jogo: os encarnados marcaram através de um autogolo de Hernández, que desviou para a própria baliza um livre batido do lado esquerdo do ataque do Benfica.

A vantagem encarnada durou apenas dois minutos, porém. Logo a seguir, na primeira jogada, Ferni ultrapassou João Lima, isolou-se na cara de André Ferreira e bateu para o fundo da baliza, restabelecendo o empate.

Antes disso, na primeira parte, o Benfica já tinha sido também o primeiro a criar perigo. Aos 18 minutos, por exemplo, ameaçou numa bomba de Pedro Rodrigues que saiu a rasar o poste, e pouco depois, na marcação de um livre, Diogo Gonçalves atirou forte também, mas a bola foi desviada pela barreira.

O At. Madrid respondeu já perto da meia-hora, primeiro num remate de Moya que percorreu toda a linha de golo e depois Nuñez se isola na cara de André Ferreira, mas não consegue ultrapassar  o guarda-redes.

Ainda antes do intervalo, o Benfica chegou ao golo através de José Gomes, mas a jogada foi anulada por fora de jogo.

Já na segunda parte, João Gonçalves, primeiro, e Ferni, depois, ameaçaram abrir o marcador, o que haveria de acontecer logo a seguir, como já se escreveu.

 
O Benfica terminou assim a fase de grupos com 16 pontos, mais três pontos do que o At. Madrid, que ficou em segundo lugar. 
 
João Tralhão reforçou a equipa com os jovens João Carvalho e Diogo Gonçalves, habituais titulares da equipa B, sendo que sobretudo o primeiro encheu o campo e mereceu um sonoro aplauso no final da partida.
 
Onze do Benfica: André Ferreira; Buta, Rúben Dias, João Lima e Yuri Ribeiro; Pedro Rodrigues (Alfa Semedo, 86m), Gonçalo Rodrigues e João Carvalho (Jorge Pereira, 90m); Logan Martin (Ricardo Araújo, 58m), José Gomes e Diogo Gonçalves.
Suplentes: Fábio Duarte, Francisco Ferreira, Alfa Semedo, Banjaqui e Leonardo Vieira

GOLOS: Hernández (59m, p.b.) e Ferni (61m).
Disciplina: cartão vermelho a José Gomes (83m)