A equipa de juniores do FC Porto arrancou a edição 2017/18 da UEFA Youth League com uma goleada por 5-1 ao Besiktas.

Os azuis e brancos foram amplamente superiores num jogo de sentido único e nem um penálti falhado por Rui Pires nos instantes iniciais e uma expulsão à entrada para os derradeiros 15 minutos introduziram alguma incerteza.

FILME E FICHA DE JOGO

Aos 30 minutos, quando Jorge Teixeira inaugurou o marcador já o FC Porto justificava há muito a vantagem no marcador. O golo acabou, no fundo por abrir os caminhos da baliza de uma débil equipa turca, que ainda lambia as feridas do tento sofrido quando viu Paulo Estrela fazer o 2-0 no minuto seguinte.

O jogo foi para o intervalo com os dragões a vencer pela margem mínima e muito por culpa própria: por algum desacerto no ataque e porque Diogo Queirós marcou na própria baliza quando tentava intercetar um livre lateral.

O FC Porto continuou a carregar na etapa complementar e chegou ao terceiro aos 65 minutos por Madi Queta, que voltou a aproveitar as muitas debilidades defensivas do conjunto de Istambul.

Pouco depois, Romário Baró, acabado de entrar para o lugar de Moreto Cassamá, foi rasteirado na área do Besiktas e Diogo Dalot não desperdiçou da marca dos onze metros.

Superioridade inquestionável azul e branca que nem foi posta em causa pela expulsão de Diogo Leite, que viu o vermelho direto após uma entrada perigosa sobre Oguzhan Akgun. Aos 79, Diogo Queirós redimiu-se do autogolo e colocou um ponto final no massacre do FC Porto.

Refira-se ainda que o Mónaco foi vencer a casa do Leipzig (4-1) no outro jogo do grupo.