O FC Porto venceu esta tarde o Tottenham em Inglaterra por 2-0 e apurou-se pela primeira vez para a «final four» da UEFA Youth League, que se disputará a 20 (meias-finais) e 23 de abril (final) no Estádio Colovray, em Nyon.

Numa eliminatória disputada em apenas um jogo, o FC Porto superiorizou-se no centro de treinos dos Spurs, em Enfield, e fez a diferença no primeiro tempo, com dois golos no quarto de hora final da primeira parte.

Diogo Leite fez o primeiro, à passagem da meia-hora de jogo, num cabeceamento que contou com o desvio de Oliver Skipp. O médio do Tottenham que voltaria a estar em destaque pela negativa ao falhar a interceção no segundo golo portista: Queta serviu Irala, que, isolado na cara de Austin, rematou em força, com o guarda-redes inglês a tocar na bola antes de esta cruzar a linha de golo.

YL: Tottenham-FC Porto, 0-2: jogo ao minuto

No segundo tempo, a equipa comandada por João Brandão controlou a vantagem de dois golos e esteve perto do terceiro. Os azuis e brancos desperdiçavam sucessivos contra-ataques e aos 70’ Irala de cabeça esteve perto do golo.

Na outra baliza, só duas falhas consecutivas do promissor guarda-redes portista Diogo Costa (79’) causaram calafrios na defesa portuguesa, que soube travar o pendor ofensivo da equipa do Tottenham no segundo tempo.

No final, um resultado justo para o FC Porto, que faz história ao apurar-se pela primeira vez para as quatro melhores equipas de juniores nesta quinta edição da Youth League, em que o Benfica foi finalista vencido em 2013/14 e 2016/17.

Nas meias-finais da prova de escalões jovens de clubes da UEFA os dragões vão defrontar a 20 de abril o vencedor da eliminatória entre Real Madrid e Chelsea.