A Federação Russa de Futebol está a considerar mudar-se para a Confederação Asiática de Futebol (AFC) depois de ter sido sancionada pela UEFA após a invasão à Ucrânia, e que impede as equipas daquele país de competir no próximo Campeonato Europeu, tanto masculino como feminino.

«Acho que chegou a hora de pensar seriamente numa possível mudança para a Confederação Asiática de Futebol», disse o deputado e vice-presidente do comité de desportos russo Dmitry Pirog, em declarações à televisão estatal Match TV.

A UEFA aumentou as sanções contra a Rússia esta semana, impedindo os russos de disputar o Campeonato Europeu de 2028 e 2032 e a Liga das Nações, excluindo também a equipa feminina do Euro2022 que será disputado entre 6 e 31 de julho na Inglaterra, no qual será substituída por Portugal.

Esta questão de países que mudam de confederação por razões desportivas ou de segurança não é algo novo. Israel mudou-se da Ásia para a UEFA no início da década de 90, e a Austrália mudou-se da Oceânia para a AFC em 2006.