William Carvalho foi considerado o melhor jogador do Campeonato da Europa de sub-21. O médio português foi distinguido pelo painel de observadores técnicos da UEFA, que marcou presença em todos os jogos.

Na informação disponibilizada na página oficial da UEFA é destacada a utilização de William Carvalho em todos os minutos de competição da seleção portuguesa. Embora seja feita também referência ao penálti falhado na final, com a Suécia, é destacada a exibição na goleada à Alemanha, nas meias-finais.

A UEFA destaca ainda os recordes estabelecidos pelo jogador do Sporting na competição: maior número de passes (394), maior número de passes completos (349) e jogador com mais faltas sofridas (12, em igualdade com o alemão Joshua Kimmich e o italiano Domenico Berardi).

Eleito melhor jogador do Europeu, William Carvalho tem também lugar cativo no «onze ideal», ao lado dos compatriotas José Sá, Raphael Guerreiro, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro. Nesta equipa ideal aparece também o benfiquista Victor Lindeloff, campeão europeu com a Suécia.