Shakhtar e Chelsea vão disputar a final da Youth League na próxima segunda-feira, 13 de abril, depois de terem derrotado Anderlecht e Roma nas meias-finais, disputadas nesta sexta-feira.
 
O Estádio Colovray, em Nyon, começou por receber o duelo entre os «carrascos» portugueses. O Shakhtar, que eliminou o Benfica nos quartos de final, venceu por 3-1 o Anderlecht, que afastou o FC Porto na ronda anterior.
 
A equipa belga até marcou primeiro, com Bourard a desviar um canto ao primeiro poste, de cabeça (55m).
 
O Shakhtar deu a volta ao jogo graças a dois elementos saídos do banco: Kovalenko, autor de dois golos (76 e 87m) e Arendaruk, que marcou um golo (80m).
 
O Chelsea garantiu a passagem à final com uma goleada à Roma (4-0). A equipa inglesa pode queixar-se de uma grande penalidade não assinalada na primeira parte, por falta do guarda-redes italiano sobre Boga (35m), mas na segunda parte confirmou a superioridade.
 
Colkett inaugurou o marcador logo após o reatamento (47m), após jogada de Brown, com o remate a desviar ainda no defesa Paolelli.
 
Solanke, o melhor marcador da Youth League, apontou depois dois golos (49 e 56m). O primeiro aproveitando uma saída em falso do guarda-redes da Roma,  e depois uma bola largada por Gabriele Marchegiani (filho de Luca Marchegiani, antigo guarda-redes da Lazio), após cabeçada de Colkett.
 
Abraham, jogador saído do banco, fechou a goleada ao minuto 83.