Depois de 2013/14, a equipa de juniores do Benfica está de regresso à final da UEFA Youth League.

Tal como há três anos, os encarnados voltaram a travar o Real Madrid, que caiu nas meias-finais pela terceira vez em quatro edições da prova.

A equipa de João Tralhão venceu por 4-2 e tem encontro marcado para segunda-feira com os austríacos do Salzburgo, que levaram a melhor sobre o Barcelona por 2-1.

Num jogo interessante e no qual os ataques conseguiram superar por inúmeras ocasiões as defesas, sobretudo na primeira parte, o Benfica adiantou-se no marcador aos 5 minutos, numa excelente execução técnica de João Félix de costas após cruzamento de Gedson da esquerda.

Confira a ficha de jogo e o relato ao minuto aqui

Após o golo dos encarnados, a equipa espanhola subiu no terreno e ameaçou o empate em pelo menos duas ocasiões, mas foram os encarnados a chegar novamente ao golo. João Filipe libertou-se em zona frontal e atirou de pé esquerdo. O remate saiu à figura do guardião merengue, que não conseguiu segurar a bola e acabou por deixar a bola entrar na baliza.

Aos 20 minutos, o Benfica ampliou para 3-0. Bis de João Félix num remate de primeira na sequência de um passe rasteiro de Diogo Gonçalves.

Eficácia tremenda das águias, que iam aproveitando a pressão macia do conjunto espanhol para construir um resultado que parecia pô-las ao abrigo de sobressaltos.

Mas só parecia.

Os merengues corrigiram alguns erros defensivos e afinaram as agulhas no ataque. Pouco antes da meia hora, Dani Gómez libertou-se de Rúben Dias e atirou de pé esquerdo para o 3-1.

O golo moralizou a cantera blanca, que terminou o primeiro tempo no meio-campo encarnado e reduziu para a diferença mínima aos 55 minutos, por Seoane.

A última meia hora foi cheia de momentos de sufoco para os comandados de João Tralhão que, ainda assim, conseguiram segurar a vitória. Já em período de descontos, numa altura em que a equipa espanhola estava completamente balanceada para o ataque, João Filipe concluiu com sucesso uma jogada de contra-ataque do Benfica após remate de Diogo Mendes ao poste.

Na próxima segunda-feira, diante dos austríacos do Salzburgo, os encarnados vão tentar levantar o troféu que deixaram escapar em 2014 para o Barcelona.