Nove anos depois, o Liverpool está de volta a uma final europeia. A equipa inglesa está na decisão da Liga Europa, depois de uma vitória categórica sobre o Villarreal, em Anfield (3-0).

FICHA DE JOGO

O «submarino amarelo» tinha vencido em casa, pela margem mínima, mas o Liverpool precisou de apenas sete minutos para igualar a eliminatória: Sturridge falhou o desvio à boca da baliza, mas esta bateu no corpo de Bruno Soriano e foi mesmo para o fundo da baliza, para infelicidade do capitão espanhol.

Ainda assim Sturridge fez questão de redimir-se do falhanço, e já na segunda parte colocou o Liverpool em vantagem na eliminatória, aproveitando uma insistência de Firmino (63m).

Inspirado, o brasileiro voltou a brilhar pouco depois, com uma espécie de «roleta» sobre Soldado, e teve ainda participação direta no terceiro golo, ao entrar na área pela esquerda e a colocar a bola em posição frontal, para um remate enrolado de Sturridge que Lallana corrigiu à boca da baliza, fechando as contas do jogo (81m) dez minutos depois da expulsão de Victor Ruiz, da equipa visitante, por acumulação de amarelos.

O Liverpool vai disputar assim a final da Liga Europa com o Sevilha, que já venceu a prova em cinco ocasiões, incluindo as duas últimas edições, tornando-se assim a recordista de triunfos. A decisão está marcado para 18 de maio, na cidade suíça de Basileia.