A imagem está um pouco por toda a parte. Confunde-se, resto, com o próprio emblema oficial do Paços de Ferreira. Basta chegar ao parque de estacionamento do Estádio da Mata Real. A Loja do Castor destaca-se sobre a esquerda.

O Maisfutebol quis perceber a origem desta alcunha. Como e quando é que o clube nortenho passou a ser identificado pelo nome deste pequeno roedor? Paulo Gonçalves, dirigente e historiador do clube, ajuda-nos a perceber.

Esta colagem ocorreu no ano de 2000. Até aí, o único epíteto do Paços era a de clube da Capital do Móvel. «Tínhamos outras opções, mas a direção da altura, ajudada por uma empresa de publicidade, optou pelo castor».

A ligação é encontrada na «paixão dos castores pela construção de diques, pequenas barragens artesanais». Com os dentes aguçados trabalham a madeira com uma habilidade incomum.

«A madeira está presente na vida do castor e na vida da esmagadora maioria dos empresários de Paços de Ferreira. Há imensas fábricas e lojas ligadas ao mobiliário nesta região», acrescenta Paulo Gonçalves, autor do livro comemorativo das bodas de ouro da instituição.

Caetano e Anunciação: modelos num vídeo atrevido

A aproximação à era digital e à modernização está a ser levada muito a sério no Paços de Ferreira. Enquanto as obras de remodelação do estádio esperam, o clube aposta noutras áreas para arrecadar mais sócio e visibilidade.

A recente campanha publicitária é o melhor exemplo deste atrevimento no mundo do marketing. O Paços de Ferreira socorreu-se dos serviços de uma conhecida agência criativa [Filho da Pub] e avançou para a realização de um vídeo memorável.

Como se pode ver nas imagens seguintes, Caetano e Filipe Anunciação foram os modelos de serviço. «O Cássio tinha sido um dos escolhidos mas, quando percebeu para o que era, recusou», contam-nos os colegas, entre gargalhadas, à porta do estádio.

«O Caetano e o Filipe mostraram espírito e desenvoltura para a tarefa».

Este primeiro filme tem cenas dos próximos capítulos. Mas só quem se tornar sócio do Paços de Ferreira terá direito ao código de acesso. É também assim que se trabalha a imagem de um clube de futebol.

Veja o spot publicitário do Paços de Ferreira: