* Por Arnaldo Cafofo

Um União de pedra derrotou o Sporting num desafio em que os insulares revelaram uma estratégia defensiva que Jorge Jesus não conseguiu furar. Os leões foram mais equipa, mas foram perdulários na hora de fazer golo. Os leões só se podem queixar de si próprios e por isso mesmo podem perder a liderança do campeonato. O União soma mais três pontos e sobe alguns lugares na tabela classificativa.

FILME E FICHA DE JOGO
 
Embalada pelo empate frente ao Benfica, a equipa de Norton de Matos utilizou a mesma estratégia frente ao Sporting. O conjunto insular apresentou novamente um bloco baixo, dificultando muito o ataque dos leões.

A formação de Alvalade pressionava, mas só de vez em quando incomodava a baliza adversária. Aos 17 minutos Montero cruza da direita, André Moreira deixa a bola fugir e um defesa insular afasta o perigo. Dois minutos depois, Amilton atira uma «bomba» que embate em Paulo Oliveira. Os madeirenses pedem penalti, mas o juiz nada assinala.

Aos 22 minutos, Jefferson, de livre, atira em arco mas o guarda-redes do União evita o golo com uma palmada para canto. Pouco tempo depois o Sporting consegue uma boa oportunidade de golo. Adrien assiste Slimani que foge à defesa e remata cruzado de pé esquerdo. A bola passa ao lado do poste.

O guardião André Moreira dava confiança à equipa insular, embora falhasse em alguns lances. Já em cima do intervalo brilhou na baliza ao defender um remate de Montero dentro da área e evitou o golo que parecia certo.

No segundo tempo a estratégia dos insulares manteve-se. O Sporting atacava, mas não acertava na baliza. Num desses lances Montero atira cruzado ao lado do poste.

Jorge Jesus mexeu na equipa, mas não conseguiu desfazer o bloco defensivo do União. Aos 57, após um canto, Paulo Oliveira ganha nas alturas e cabeceia ao lado, desperdiçando assim mais uma oportunidade de golo. O mesmo fez Ruiz minutos depois ao cabecear por cima.

Aos 69 minutos um balde de água fria para os leões. Paulinho ganha perto do meio campo, vai à linha e cruza para o segundo poste onde surge Danilo Dias, que cabeceia certeiro para o fundo da baliza de Rui Patrício. Um lance em que a defesa sportinguista é praticamente apanhada em contra-mão.

O resultado era pesado para Sporting, que continuava a criar oportunidades para fazer golo. Só que os avançados leoninos não estavam em noite certeira. Até ao final do desafio criaram boas oportunidades para empatar, mas nada resultava. Slimani que o diga ao ver André Moreira realizar uma grande defesa para um lance que levava o selo de golo.

Mesmo no tempo de descontos, a pressão sportinguista era imensa, mas nada resultava. O Sporting perdeu três pontos perante uma equipa que ainda esta semana tirou pontos ao Benfica num empate a zero mas que há uma semana foi derrotada pelo Paços de Ferreira por 6-0.

O futebol tem destas coisas.