Muitos adeptos marcaram presença no estádio da Madeira para aquele que foi o primeiro jogo da pré-época do Nacional e do União da Madeira, equipas que se vão defrontar logo na segunda jornada do campeonato.

Do lado da equipa de Manuel Machado, os reforços Nenê Bonilha e Cas Peters eram as novidades, já do lado da formação liderada por Norton de Matos, no onze havia cinco caras novas: André Moreira, Diego Galo, Tiago Ferreira, Gian e Amilton.

Aos 12 minutos, o Nacional já vencia por 1-0 num lance que começou com um cruzamento da esquerda do reforço Cas Peters, André Moreira defendeu para a frente e Zainadine apareceu oportuno dentro de área para rematar para o fundo das redes.

Aos 31, chegou o 2-0. Na sequência de um canto da direita, Rui Correia saltou sozinho dentro de área, a bola raspou na barra e entrou na baliza.

O Nacional demonstrava maior dinâmica, já que eram notórias as maiores rotinas ofensivas de uma equipa habituada a jogar junta desde a época passada e na qual só constavam dois reforços.

O União teve a primeira oportunidade aos 33 minutos após uma boa incursão de Kisley pela esquerda a cruzar para Amilton falhar na cara de Gottardi. Azuis e amarelos que apesar da boa atitude demonstraram algumas carências nos três setores e uma natural falta de entrosamento tendo em conta as muitas caras novas.

Antes do intervalo, aos 37, o Nacional podia ter feito o 3-0. Lucas João passou por três jogadores do União e rematou dentro de área para uma boa defesa de André Moreira.

Muitas mudanças na segunda parte

Na segunda parte, Manuel Machado lançou uma nova equipa, já Norton de Matos só deixou em campo Tiago Ferreira, Soares e Gian, tendo optado por mexer em todas as outras peças.

Aos 54, Rúben Andrade quase reduzia de livre direto, mas a bola saiu por cima da trave. Na resposta, aos 60, Tiquinho Soares rematou forte para uma defesa atenta de Ricardo Campos.

As muitas mudanças feitas nas duas equipas baixaram a qualidade do jogo, com o União a ter um pouco mais de posse de bola, fruto da entrada de Rúben Andrade, mas a demonstrar grandes dificuldades no ataque.

Já perto do final do jogo, Paulo Monteiro podia ter feito o 2-1 num cabeceamento que saiu um pouco ao lado da baliza de Kevin, mas o resultado estava escrito.

EQUIPAS INICIAIS:

Nacional: Gottardi, João Aurélio, Rui Correia, Zainadine e Sequeira; Boubacar, Luís Aurélio e Nenê Bonilha; Camacho, Lucas João e Cas Peters.

União: André Moreira, Carlos Manuel, Diego Galo, Tiago Ferreira e Diogo Coelho; Soares, Gian e Diogo Firmino; Amilton, Élio Martins e Kisley,