Os Jogos Europeus Universitários começam no domingo, em Coimbra, para 15 dias dedicados a 13 modalidades, com participação de mais de quatro mil atletas de 300 instituições de ensino superior europeias, entre eles meia centena de competidores portugueses.

Na quarta edição dos Jogos, vão passar por Coimbra milhares de atletas e oficiais ligados a universidades e outras escolas de cerca de 40 países europeus, em disputa por títulos em 13 modalidades, com a canoagem como novidade em relação aos Jogos de 2016, disputados em Zagreb e Rijeka, na Croácia.

Ao lado da canoagem e do remo, que serão disputadas no centro náutico de Montemor-o-Velho, também haverá torneios de andebol, badminton, basquetebol, futebol, futsal, judo, râguebi, ténis de mesa, ténis de mesa adaptado, ténis e voleibol, estas tendo como centro nevrálgico o Estádio Universitário de Coimbra e outros equipamentos desportivos da cidade.

Os Jogos, que têm sido considerados o maior evento multidesportivo realizado em Portugal, juntam mais de seis mil pessoas entre atletas, técnicos, árbitros e mais de um milhar de voluntários.

Coimbra sucede à cidade espanhola de Córdoba, em 2012, a holandesa Roterdão, em 2014, e Zagreb e Rijeka, na Croácia, em 2016, com Belgrado, capital da Sérvia, a receber a competição em 2020, já com 23 modalidades anunciadas.

A quarta edição, que decorre até 28 de julho e traz 13 desportos diferentes a Coimbra, é organizada por um comité que integra a Universidade de Coimbra, a FADU, a Associação Académica de Coimbra e a autarquia.

São esperados em Coimbra, de 15 a 28 de julho, cerca de 4.500 atletas – a sua maioria campeões nacionais universitários nas 13 modalidades em competição -, de 300 universidades de 40 países.