O Brasil reforçou a liderança na zona sul-americana de qualificação para o Mundial2018, ao golear o Uruguai, segundo classificado, em Montevideu (1-4).

Com o portista Maxi Pereira e o sportinguista Sebastián Coates no «onze», a seleção da casa até esteve a vencer. Cavani intercetou um atraso de Marcelo para Alisson (o benfiquista Ederson foi suplente no "escrete") e conquistou uma grande penalidade. Chamado à conversão, o avançado do PSG não falhou (9m).

O Brasil empatou dez minutos depois, com uma «bomba» de fora da área de Paulinho, que já na segunda parte consumou a reviravolta no marcador, na recarga a uma defesa incompleta de Martín Silva (52m).

Neymar aumentou a diferença ao minuto 75, com uma «chapelada» ao guarda-redes, depois de ter fugido a Coates.

Mas Paulinho não abriu mão do estatuto de figura do jogo, e completou o «hat trick» já em período de descontos, ao desviar um cruzamento de Dani Alves com...o peito.

Com este resultado o Brasil passa a ter 30 pontos, mais sete do que o Uruguai, e com dez de vantagem sobre a primeira seleção fora dos lugares de apuramento, quando estão apenas quinze em disputa.

Embora continue fora dos lugares de apuramento, o Paraguai ganhou novo fôlego em busca de um passaporte para a Rússia, com uma vitória sobre o Equador (2-1).