O espanhol Rafael Nadal venceu Gael Monfils, francês que ocupa o 13º lugar, apurando-se para os quartos-de-final do Open dos Estados Unidos.
Nadal até começou por perder o primeiro «set», no «tie-break», por 3-7, mas recuperou nos seguintes. O espanhol venceu por 6-3, 6-1 e 6-3.
Ainda a recuperar a melhor forma depois de uma lesão no joelho e queixando-se de dores na região abdominal, Nadal conseguiu pela quarta vez na sua carreira chegar aos «quartos» do torneio americano.
«Para mim, regressar cá e chegar aos quartos-de-final já é um grande resultado e por isso estou muito feliz», confessou o espanhol, que tem praticamente assegurado o regresso ao segundo lugar do «ranking» mundial de ténis, face também ao afastamento de Andy Murray.
No final do encontro com Monfils, Nadal viveu um episódio insólito, ao ser abordado por um adepto que conseguiu entrar no «court», abraçá-lo e beijá-lo, antes de ser levado pela polícia. «Disse-me: Gosto de ti. Foi em inglês, mas isso eu percebo», brincou Nadal.
Agora, Nadal terá pela frente o chileno Fernando Gonzalez, 11º do ranking, que chegou a esta fase depois de também ter eliminado um francês, no caso Jo-Wilfried Tsonga, numa das mais emocionantes partidas dos oitavos de final. Gonzalez também precisou de quatro «sets», perdendo o primeiro por 3-6 e vencendo os restantes por 6-3, 7-6 (7-3) e 6-4.
Também Juan Martin del Potro, argentino, e o croata Marin Cilic conseguiram um lugar na próxima fase, onde se vão enfrentar. Cilic eliminou Andy Murray, segundo cabeça de série, e estreia-se nesta fase da competição.
Roger Federer, Robin Soderling, Novak Djokovic e Fernando Verdasco completam o leque de tenistas apurados.
Veja as imagens do «ataque» a Nadal