O US Open trouxe este ano uma grande novidade para o público português: pela primeira vez em mais de um século de história, contou com dois tenistas lusos com entrada directa no quadro principal: Rui Machado e Frederico Gil.

Ambos foram eliminados na primeira ronda, Rui Machado caiu perante o holandês Robin Haase (42º), Frederico GIL foi eliminado pelo ucraniano Dolgopolov (22º do Mundo), mas consideraram que valeu a pena e que saem de Nova Iorque mais fortes.

Rui Machado, por exemplo, sai do US Open também com um prémio de mais de 22 mil euros. «Para todos os ténis é uma honra participar em qualquer Grand Slam», diz o tenista. «Estou em 79 do Mundo, por isso esta é a minha melhor semana e é especial.»

«É um ambiente de festa, os courts principais têm sempre música e têm muita gente a ver os jogos», adianta Gil. «Para mim é especial, Nova Iorque é uma cidade especial e vivem-se muitas emoções aqui», adianta Rui Machado, em conversa com a TVI.

O US Open, de resto, é o último torneio de Grand Slam do ano. Realiza-se em Nova Iorque e recebe os melhores tenistas do mundo: Djokovic, Nadal, Federer ou as irmãs Williams. Ao longo de duas semanas, são esperados mais de 700 mil visitantes.