A figura

Marco Matias
: Já é o melhor marcador do V.Guimarães. Com o processo de renovação «empancado», depois de já ter inclusive ficado de fora dos convocados devido a esse mesmo processo, o extremo voltou a marcar. O festejo foi à Cristiano Ronaldo, no gesto e nas palavras: «Eu estou aqui». Veloz e incisivo, foi sempre uma seta apontada à baliza de Ricardo. Dentro de duas semanas fica livre para se vincular a qualquer outro clube. O tempo começa a esgotar-se para a SAD do V.Guimarães, que vê o número 7 continuar a ser uma das principais armas do seu plantel. Saiu debaixo de aplausos.

O Momento

Golo Marco Matias (minuto 27’): Barrientos apontou o canto na esquerda, o primeiro do Vitória, e foi o franzino Marco Matias a cabecear para o fundo das redes. As torres da Académica concentraram-se no corredor centra e esqueceram-se do número 7 dos minhotos. A cabeçada inesperada de Marco Matias apanhou de surpresa Ricardo, que deixou a bola escapar-se por entre as pernas.

Desilusão

Halliche: Atitude imprudente daquele que é um dos jogadores mais experientes da Briosa. Tómané pisou involuntariamente o argelino, que reagiu de forma intempestiva agredindo o avançado do V.Guimarães. Artur Soares Dias foi perentório a correr na direção de Halliche com a cartolina encarnada na mão. Depois de sofrer o golo a Académica ficou a menos um. O central argelino viu o segundo vermelho consecutivo no espaço de pouco mais de meia hora. Primeiro diante do Setúbal, no último minuto do encontro, outro esta noite em Guimarães.

Outros destaques:

Abdi: Vinha a ser o melhor elemento o elemento mais irrequieto da Académica, ganhou ainda mais esse estatuto quando os estudantes ficaram recuados a dez elementos. Assumiu quase que por exclusivo as despesas atacantes do conjunto que viajou desde Coimbra. Abdi lutou sozinho contra a defensiva do Vitória. Esforço inglório; tentou até sacar uma grande penalidade a Douglas, mas o máximo que conseguiu foi a cartolina amarela.

Barrientos: Apontou o canto que inaugurou o marcador e foi o autor do segundo golo da equipa de Rui Vitória. Encostado à esquerda, onde conquistou o seu lugar no onze, abrilhantou a exibição esforçada com rendimento atacante.

Makelele : Pequeno em tamanho, gigante na luta do meio campo. Foi quase sempre ele a dar a cara à luta mesmo a sua equipa estando em desvantagem no que ao número de homens diz respeito. Correu o campo todo sempre com grande intensidade.