A Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga de Clubes decidiu esta quinta-feira pelo arquivamento do processo disciplinar instaurado ao V. Guimarães. Recorde-se que a Comissão de Disciplina da Federação tinha penalizado o clube com dois jogos à porta fechada e a instauração de um processo.

Ora esta quinta-feira o órgão da Liga de Clubes decidiu arquivar o processo, o que corresponde a dizer que o V. Guimarães B não será penalizado com a derrota frente ao Sp. Braga B, no derby do passado domingo que foi interrompido aos seis minutos devido ao comportamento dos adeptos.

«Uma análise, ainda que perfunctória, do nº1 do artigo 94º , mostra que o mesmo se refere às hipóteses em que o o estádio não se encontra «em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indique», o que não é manifestamente o caso», esclarece o comunicado da Liga.

A ponderação do nº 2 do mesmo artigo («Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior») deixa claro que se pressupõe um jogo que ainda se não tenha iniciado», acrescenta.

Refira-se por fim que a CII da Liga critica as decisões da CD da FPF, levantando dúvidas sobre o equadramento que foi dado ao caso que terminou com a punição de dois jogos à porta fechada ao V. Guimarães e lamentando que não tenha sido instaurado um processo disciplinar ao Sp. Braga.