O Vitória de Guimarães firmou recentemente uma parceria com o Chelsea, clube campeão europeu de clubes. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo presidente do clube, Júlio Mendes. Pelo caminho os vimaranenses garantiram dois reforços: Matej Delac e Milan Lalkovic.

O primeiro é guarda-redes internacional sub-21 croata e tem uma história curiosa: em 2008 treinou à experiência no Benfica. Acabou por não ficar e por isso assinou pelo Chelsea, ele que se tornou uma estrela com direito a entrevista no site da UEFA: defendeu um penalty na estreia como profissional... aos 16 anos.

«Fui a Lisboa fazer uma experiência e foi fantástico. O olheiro deles observou-me durante um jogo de sub-15 pela Croácia e convidou-me a ir lá. Treinei algumas vezes e eles ficaram muito satisfeitos, mas os clubes não acertaram a transferência e tive que regressar ao Zapresic», disse o jovem guarda-redes ao site da UEFA.

Já Milan Lalkovic é avançado, tem 19 anos e é internacional sub-21 pela Eslováquia. Ambos chegam à Cidade-Berço por empréstimo do Chelsea.

Os dois jogadores já foram apresentados, ao lado do presidente do clube, e ambicionam ganhar o seu lugar no plantel de Rui Vitória. Resta agora saber se a «reestruturação financeira» vai também materializar-se em sucessos para o sexto classificado da última temporada.

Depois de várias dispensas confirmadas nas últimas semanas, como foram os casos de Nuno Assis, Nilson, João Alves e, esta segunda-feira, João Paulo, começam finalmente a chegar, frutos da parceria assinada com o colosso inglês, os tão esperados reforços para a temporada 2012/2013. E sem custos para o emblema minhoto.