Declarações de Pedro Martins, treinador do Vitória de Guimarães, após a derrota na Supertaça ante o Benfica, que ditou a terceira de quatro finais perdidas pelos minhotos na prova.

Pedro Martins reconheceu os erros fatais que ditaram o desaire na Supertaça. O treinador do Vitória falou num «grande jogo», mas assumiu que a má entrada foi preponderante no desfecho.

«Foi um verdadeiro espetáculo. No entanto, analisando friamente como treinador, quem comete erros como cometemos no início do jogo, normalmente tem estes dissabores. A partir daí [do 2-0] fomos uma equipa que acabou em crescendo a primeira parte. Temos 30 minutos muito bons na segunda parte, tivemos critério, oportunidades para o 2-2, não conseguimos e num erro voltámos a sofrer. No momento em que arriscámos tudo, acabámos por sofrer o terceiro golo», referiu o técnico da formação minhota, elogiando a força dos adeptos «nos momentos mais complicados».

Apesar da derrota, Pedro Martins defende que a «qualidade» apresentada pela equipa antevê uma época positiva. «Tenho a certeza que vamos fazer uma época muito boa. Estamos tristes porque não levámos o troféu para Guimarães», afirmou.

Depois do 2-1, o Vitória entrou mais astuto no segundo tempo e Pedro Martins lamenta as ocasiões «flagrantes» perdidas até aos últimos dez minutos. «Já tínhamos arriscado tudo. A equipa estava mentalmente com o chip para tentar o empate. Animicamente, a partir do terceiro golo, as coisas tornaram-se difíceis», assumiu o treinador, elencando a «qualidade ofensiva» dos seus jogadores que deixaram boas indicações para o futuro.

Questionado acerca de perdas de vulto no plantel, o técnico vimaranense descartou falar em possíveis reforços. «Estamos a trabalhar em sintonia, a administração e o presidente. Sabemos o que preendemos. Temos um plantel de qualidade, jovem é certo, mas tenho a certeza que vamos fazer uma excelente época. O grupo, nestas cinco semanas, tem trabalhado bem. O futuro vai ser risonho», garantiu.

Na próxima quinta-feira, o Vitória de Guimarães recebe o Desportivo de Chaves na 1.ª jornada do campeonato e, depois do título perdido, Pedro Martins quer uma equipa a «cometer menos erros» para entrar com o pé direito na Liga. «Reconheço que são as vitórias que dão confiança. Temos um jogo importante e vamos transpor o que fizemos de bom para quinta-feira».

Depois de duas finais perdidas para o Benfica – Taça de Portugal e Supertaça – Pedro Martins vincou que o Vitória, apesar dos desaires, «tem de se habituar a estar neste patamar e nas grandes finais». «É isso a que nos propomos, porque é o que a cidade, o clube, o seu historial exigem da nossa parte. Vamos estar aqui mais vezes e num curto espaço de tempo», rematou.