Valderrama está na África do Sul para comentar o Mundial para um canal de televisão. Sem ares de estrela, aquele que foi considerado o melhor jogador colombiano de sempre mantém a longa cabeleira loira e o pragmatismo no discurso. Fala sem medo, sem reservas e sem renitências em dizer o que pensa.

Este domingo falou em exclusivo para o Maisfutebol e para o Público. Em ritmo apressado, pouco depois do almoço numa cantina do Soccer City, em Joanesburgo, repetindo que tínhamos de caminhar porque estava atrasado para começar um comentário, o colombiano respondeu a tudo.

Respondeu sem receios, mas medindo as palavras. Frisou, por exemplo, que «este Mundial está a ser muito mau». «Um desastre», acrescentou. «Futebolisticamente não há nada de novo. Maus jogos e pouco golos. As equipas jogam mal, são muito defensivas, não há um jogador que rasgue a monotonia»

As críticas não são novas, de resto. Valderrama junta-se apenas a um longo coro de assobios para com a prova que a África do Sul está a organizar. «A organização não tem tido problemas. O problema é futebolístico. No relvado, que é onde queremos ver o espectáculo, não existe. Não se vê bom futebol neste Mundial.»

Mas de quem é a culpa?, pergunta-se. A resposta é pronta. «É dos treinadores, claro. Têm medo de perder. Estão a meter o futebol num buraco. Só vemos equipas defensivas, equipas que jogam todas no mesmo sistema. Não se vêem jogadores talentosos, que marquem a diferença. Não há espaço para eles.»

«Jogo de Portugal foi um aborrecimento»

Pelo meio perguntou-se por Portugal, claro. Valderrama tem acompanhado todo o Mundial e tem uma opinião muito prática sobre a Selecção Nacional. «Uff, muito mau», suspirou. «Muito mau. O jogo com a Costa do Marfim foi um aborrecimento. Mas Portugal tem bons jogadores, vamos ver agora o segundo jogo...»

Ora no meio de todas estas críticas, o colombiano faz um elogio. «A Argentina é a única equipa diferente até agora. Maradona merece o meu reconhecimento», garante. «É a única equipa que propõe um futebol ofensivo, tem em Messi o mellhor do Mundial e está a ter sucesso. A Holanda e o Chile também se aproximam.»