O seleccionador nacional de sub-21, Rui Caçador, está muito satisfeito por poder competir no Torneio Vale do Tejo. Isto porque vê a prova como uma preparação positiva para o jogo com a Bulgária, «dentro de um mês».
«Com este tipo de torneios podemos melhorar. Quero aproveitar para dizer que sempre que os jogadores vêm aos sub-21 estão motivados. Estes torneios têm de ser usados para procurar alternativas e não resultados», defendeu Rui Caçador.
Relativamente à equipa a apresentar no primeiro jogo, é provável que Miguel Veloso e João Moutinho não sejam utilizados.
«Em princípio não devo ter o Miguel Veloso e o Moutinho, pois só vamos usar jogadores a cem por cento. Amanhã vão jogar todos os estrangeiros, à excepção de Tiago Gomes».
Certa parece ser a aposta de Pereirinha para a posição de lateral direito.
«Se acompanharem a selecção sabem que no jogo com a Inglaterra o Pereirinha esteve a ser preparado para jogar a lateral-direito e é isso que vai acontecer neste jogo. O Vasco vai regressar à sua posição de origem e o Pereirinha jogará de início, já que não o fez contra o Belenenses. Não encontrámos alternativas para Manuel da Costa e Vaz Té, que vão jogar para recuperar a forma física. Temos também dois jogadores de sub-20 a subirem a este escalão. Para passarmos a mensagem de que são duas selecções que se complementam».
«Selecção A tem potencial para ser campeã da Europa»
Em relação à qualificação para o Europeu, Rui Caçador não se mostrou apreensivo perante a desvantagem que Portugal tem para a Inglaterra.
«Temos os melhores jogadores da Europa, sem dúvida alguma. O que acontece é que os sub-21 de Inglaterra têm grandes jogadores, como Theo Walcott, que não jogam nos AA. Como resultado, Portugal vai ao Europeu e a Inglaterra mais uma vez foi eliminada».
Rui Caçador deixou ainda breves palavras sobre Nani, que ainda tem idade para ser integrado nos sub-21. O que, no entanto, não deverá suceder.
«Está nos AA e provavelmente não vai voltar. Está a fazer o mesmo percurso de Cristiano Ronaldo. Acho que Portugal tem condições para ser campeão da Europa, mas a selecção A está em processo de renovação e veio buscar aos sub-21 o seu potencial».
A finalizar, Caçador fez a defesa de Veloso, acusado de ter respondido com ironia a uma alegada acusação de Scolari.
«Não me parece que o Miguel Veloso tenha dado uma resposta com ironia e tenho autoridade para dizer-vos que esta situação é normal. Obviamente que quanto mais acima melhor, mas esta selecção está aberta, para que os jogadores regressem depois de rodarem nos AA. Estou agradado com a forma como os jogadores chegaram, pelo grande ambiente. Ganhar este torneio será um bom prenúncio para o jogo com a Bulgária e depois para as duas finais, como o jogo de Inglaterra da próxima época».