O Valência sofreu uma derrota embaraçosa por 2-5 frente aos japoneses do Albirex Niigata, num jogo que assinalou a estreia de Marco Caneira pelo campeão espanhol e vencedor da Taça UEFA.
Foi a estreia do Valência na digressão pelo Japão, destino preferencial das equipas espanholas nesta pré-época - Real Madrid e Barcelona também andam por terras nipónicas e tiveram jogos este domingo. Operações de relações públicas em que todos os pormenores contam. O Valência jogou sem o argentino Aimar, lesionado, mas a grande estrela da equipa apareceu em vídeo nos ecrãs do estádio, para explicar aos 40 mil espectadores presentes por que não jogava e a dizer que esperava voltar um dia, o que mereceu uma estridente ovação do público nipónico.
Em campo o campeão espanhol, onde Caneira foi titular e jogou os 90 minutos, no lado esquerdo da defesa, deixou-se surpreender por um adversário que aliou a rapidez à técnica dos vários jogadores brasileiros da equipa.
O Valência marcou primeiro, num golo de Mista aos 12m, mas o Niigata cedo reagiu - Hak fez o primeiro aos 15m, Oseas o segundo aos 19m. Aos 26m Angulo empatou para o Valência, mas os japoneses não se ficaram por aí, com Oseas a apontar o terceiro aos 32m e Hak a bisar aos 43m, rumando aos balneários com a vantagem de 4-2.
Na segunda parte Claudio Ranieri, o novo treinador do Valência, fez várias alterações e estreou os seus compatriotas Fiore e Di Vaio, dois dos reforços «che», que vieram dar alguma dinâmica à equipa, mas foi o Niigata que voltou a marcar, por Kurihara, a sete minutos do final.
O Valência tem mais um jogo no Japão, na próxima quarta-feira, frente ao Kashima Antlers.