O candidato Bruno de Carvalho apresentou este sábado Marco van Basten como o treinador eleito para dirigir a equipa leonina em caso de vitória nas eleições. Numa sessão de esclarecimento aos sócios realizada na sede da candidatura, Bruno Carvalho prometeu uma equipa vencedora.

«Van Basten é um treinador para na próxima época lutar pelo título ate ao fim», frisou o empresário, perante cerca de 200 pessoas, na sua sede de candidatura, num evento aberto ao público.

O treinador holandês, por seu lado, prometeu dar luta a Benfica e F.C. Porto. «É muito bom ver o entusiasmo entre os adeptos. O Sporting é um grande clube, espero devolver o clube ao primeiro lugar, que é a sua posição. Espero que possamos trabalhar bem. Os adeptos merecem um Sporting campeão», destacou, em inglês, perante uma plateia entusiasta.

Dias Ferreira já tinha anunciado Frank Rijkaard

Van Basten (46 anos) é um discípulo de Johan Cruijff, a quem ele próprio se refere como seu mentor e seu ídolo. Não deixa de ser curioso, aliás, que a estreia de Van Basten como jogador sénior tenha sido em substituição de Cruijff: tinha 18 anos, entrou na segunda parte e marcou um golo.

Foi também por influência de Cruijff que Van Basten começou a carreira de treinador de uma equipa sénior na selecção holandesa, depois de um ano nos juvenis do Ajax. Como seleccionador levou a Holanda às fases finais do Mundial 2006 e do Euro 2008, mas em ambas a selecção caiu cedo.

Na primeira, aliás, foi eliminada nos oitavos-de-final por Portugal. Nessa altura, Van Basten acumulava zangas com Van Bommel, Seedorf, Kluivert e até a estrela Van Nistelrooy, que durante todo o jogo com a Selecção Nacional não saiu do banco. Por isso nunca fui um seleccionador unânime.

Após deixar a selecção, tornou-se treinador do Ajax (também por influência de Cruijff, que era então dirigente do clube), mas não foi além de um terceiro lugar (atrás de AZ Alkmaar e Twente, pelo que saiu no final da época. Como treinador, Van Basten apresenta um currículo sem conquistas.

Como jogador, o holandês é um dos melhores avançados da história do futebol. Venceu duas vezes a Bola de Ouro. Foi três vezes campeão holandês (Ajax), três vezes campeão italiano (Milan), venceu duas Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e o Euro 88. Na final marcou um dos mais belos golos de sempre.