O Maisfutebol aproveitou a viagem de Van Hooijdonk a Lisboa para uma conversa. À boleia de uma entrevista antiga de Pinto da Costa, o holandês falou do dia em que o F.C. Porto o tentou contratar. Estava de saída do Benfica e recusou uma mudança tão drástica.

Por que não quis ir para o F.C. Porto quando Pinto da Costa o tentou contratar?

Não chegámos a negociar porque eu não quis. Se eu quisesse, podíamos ter negociado.

E por que não quis?

Depois de sair do Celtic, pude ir para o Rangers e não quis. Mais tarde, na Holanda, estava a jogar no Feyenoord e o Ajax tentou contratar-me. Também disse que não. Com o F.C. Porto foi o mesmo.

É uma questão de princípio?

Quando olho para a rivalidade entre o F.C. Porto e o Benfica, sei que não quero ser envolvido nisso. Não quero jogar num clube e depois jogar pelo rival. Em todos os clubes onde estive, estive a cem por cento, com todo o coração. Quando se faz isso, é impossível trocar pelo maior rival.

Robert Enke esteve na mesma situação e também recusou. Parece-lhe que era uma forma do F.C. Porto atacar a fraqueza do Benfica?

Sim, e não. Quando se contrata os melhores jogadores, enfraquece-se o rival. Mas falar em ataques é demasiado forte. Queres apenas contratar um jogador e no final do dia vais apenas contratar um jogador: e isso fazes pela sua qualidade.

Quando esteve no Benfica chegou a ser multado por uma entrevista...

Sim, mas depois que voltei a Lisboa, o Toni disse-me: li que queres jogar com dois avançados, então vamos jogar com dois avançados. O primeiro jogo foi com o Louletano, para a Taça. Fiz dois golos e uma assistência. A partir daí eu e o João Tomás começámos a fazer uma série de golos. Essa entrevista deu início a um período muito bom do Benfica.

Mas a minha pergunta não era essa. Muitas vezes fala-se da frontalidade dos jogadores holandeses: acha que em Portugal se está pouco habituado à honestidade?

Não sei se estão habituados ou não à honestidade. Eu também posso dar respostas de treta. Mas se me pede uma opinião, dou-lhe a opinião que penso que quer ouvir ou dou-lhe a minha opinião honesta? Se as pessoas vão discordar de mim, que o façam em relação à minha opinião verdadeira.

Leia também:

Van Hooijdonk: «Benfica é o favorito a ganhar a Liga Europa»

«Mourinho? É uma coisa que não se explica com palavras»

«Benfica contratou o talento mais brilhante da liga holandesa»