O Maisfutebol cruzou-se com Van Hooijdonk, antigo avançado do Benfica, nas ruas de Kharkiv, na Ucrânia, e aproveitou para conhecer as expetativas do antigo internacional em relação ao Portugal-Holanda deste domingo.
Bem-disposto, o antigo jogador contou que está desiludido com «a grande confusão» na equipa de Bert Van Marwijk e está convicto que Portugal vai seguir em frente.
«Depois do que vi a Holanda fazer nos últimos jogos de preparação e nestes dois jogos que já fez no Euro, claro que não posso acreditar na vitória», atirou Van Hooijdonk, rodeado por um mar de gente laranja.
«No futebol tudo é possível, todos sabemos disso, mas a Holanda tem muitas questões por resolver e estou certo que Portugal vai seguir em frente», destacou o ex-internacional holandês, junto à Fan Zone de Kharkiv.
O antigo avançado lamenta todos os problemas que a Holanda tem deixado escapar para o domínio público. «O problema da Holanda é não saber aquilo que pretende, não há um estilo de jogo definido, há uma enorme confusão e estamos a perder uma equipa e grandes talentos», acrescentou.
Quanto a Portugal, Van Hooijdonk traça um cenário bem mais positivo. «Precisar apenas de um empate é um conforto. É uma equipa sólida nesta altura e tem tudo para seguir em frente. Não acredito que a Dinamarca ganhe à Alemanha», referiu.
«Seria uma maravilha ver Ronaldo no banco»
Cristiano Ronaldo ainda não marcou, mas o antigo avançado do Benfica acredita que o jogador do Real Madrid por «despertar» a qualquer momento.
«Dou-lhe o exemplo do Huntelaar na Holanda para perceberem a confusão que reina na equipa. Têm um ponta-de-lança que fez uma época extraordinária, marcou mais de trinta golos e que foi excluído pelo técnico nos dois primeiros jogos», lamentou Van Hooijdonk.
«O Cristiano Ronaldo até pode não estar num bom período de forma, mas os portugueses sabem que a qualquer instante desata a marcar golos. Por isso joga sempre. Honestamente, enquanto holandês, adorava que o Paulo Bento se chateasse com a forma do Ronaldo e o metesse no banco. Seria uma maravilha», atirou a rir.
A relação de Van Hooijdonk com Portugal passa, naturalmente, pelo Benfica, que representou na temporada de 2000/01.
Foi há mais de dez anos, mas os contatos mantêm-se.
«Mantenho uma grande ligação emocional ao clube porque estive lá um ano maravilhoso. Ainda por cima continuam a comprar jogadores holandeses, por isso estou sempre a receber telefonemas de Portugal. Fizeram muito bem em comprar o Ola John, é um diamante em bruto», destacou ainda.
Leia também:
Van Breukelen em exclusivo: «Não aceito ver a Holanda assim»
A Holanda-88: «O golo de Van Basten também é meu»