O oitavo lugar nas Olimpíadas de Atenas em 2004 é, provavelmente, a única nódoa no currículo de Vanessa Fernandes, então com 18 anos, naquela que foi a sua estreia nos Jogos e a segunda experiência do triatlo como modalidade olímpica. Quatro anos depois e estatuto consolidado na liderança do ranking mundial, a jovem atleta do Benfica, que este fim-de-semana, no Jamor, inicia a temporada [ver peça à parte], vai dedicar-se a novos títulos, em particular ao único que não tem.
«Mas há dúvidas?», respondeu, prontamente, Vanessa Fernandes, esta sexta-feira, sobre o título que mais deseja para a época que começa já no domingo, ou seja, o ouro em Pequim. Em 2004, com 18 anos, terminou em oitavo, posição a que nunca mais habituou os portugueses, especialmente em 2007: campeã do mundo de triatlo e de duatlo, e da Europa.
Só uma coisa a irá preocupar em Pequim e não se trata das adversárias: «A temperatura... Há muita humidade. As australianas, por exemplo, estão mais habituadas àquele clima.» Vanessa Fernandes sabe do que fala, pois não será a primeira vez que competirá na capital chinesa - em Junho de 2006 ali conquistou a Taça do Mundo de Triatlo. Não haverá, assim, pré-estágio de preparação, a atleta arranca para os Jogos «dez dias antes».
«Ambição é o gosto que tenho em fazer isto. Há uma diferença entre realização e êxito. Para mim, sucesso é receber palmadinhas nas costas. Sinto-me realizada a competir, mas também sou bastante ambiciosa, gosto de ganhar, sempre fui habituada a ser exigente e sempre estive rodeada de pessoas exigentes», assumiu a atleta do Benfica, que no ano passado arrebatou as medalhas douradas do Europeu, pela quarta vez consecutiva, e do Mundial, desta feita, uma estreia, após o segundo lugar em 2006, o quarto em 2005, o quinto em 2004 e o Bronze em 2003, na categoria júnior.
No Estádio Nacional, dividiu-se esta sexta-feira entre o treino e a conferência de imprensa de apresentação do II Duatlo Internacional BTT do Jamor, que terá lugar no domingo e marca o início de uma longa temporada, onde não falta nada: Jogos Olímpicos, campeonatos do Mundo, da Europa e Nacional, entre outras competições em Portugal e no estrangeiro.
«Retomar o ritmo competitivo» é o primeiro objectivo de Vanessa Fernandes e o ar, aparentemente, cansado não passa disso mesmo. Devia ter descansado quando teve lugar a apresentação, pelo que no final daquela foi directamente para o ginásio. «Empenada», brincou a campeã. «Tenho pessoas que me ajudam a sorrir todos os dias. Nunca há momentos para estar triste.»
Depois deste fim-de-semana, a benfiquista (e, sim, desde pequenina) participa, a 17 do corrente, no 12º Duatlo das Lezírias e a 11 de Março no Corta-mato Nacional, em Campo Maior. Seguem-se Austrália e Japão, a 25 de Março e 15 de Abril, respectivamente, em provas a contar para o Mundial. O calendário é extenso, termina a 30 de Dezembro, mas terá «algumas pausas» pelo meio, garantiu Vanessa Fernandes.