Vasco Faísca vai regressar esta sexta-feira ao Estádio José Alvalade. O jogador está agora ao serviço do Belenenses e vai reencontrar alguns dos seus amigos do Sporting no encontro de abertura da Superliga 2005/06.
O defesa ex-Académica garante que não vai sentir-se mais nervoso do que o normal em dia de jogo e que o objectivo do clube de Belém é vencer em Alvalade: «O nervoso miudinho sente-se em todos os jogos, mas vou ter uma sensação diferente pois é um clube especial», declarou o jogador ao Maisfutebol.
«O Sporting tem os seus pontos fracos e neste momento estamos a estudá-los de maneira a que consigamos tirar partido dessas falhas. O objectivo é ganhar», prosseguiu.
O futebolista que completa 25 anos no próximo dia 27 do presente mês tem sido o elemento do plantel belenense mais utilizado pelo técnico Carlos Carvalhal nesta pré-época, mas não se sente «de maneira alguma titular» e explica a razão pela qual é o mais utilizado: «Tenho jogado muito porque cheguei mais tarde do que os outros. Penso que fiz mais minutos do que os restantes jogadores para poder atingir de maneira mais rápida a condição física ideal.»
«Continuo a dizer que sou um central»
Em relação ao facto de estar a ser utilizado na posição de defesa-esquerdo, o jogador prefere não entrar em polémicas e defende que o mais importante é poder jogar e ajudar a equipa: «Eu continuo a dizer que sou um central e sinto-me melhor a jogar no centro. Mas também faço bem o lugar de defesa-esquerdo e é aí que o mister está a apostar em mim. Estou disponível para jogar na esquerda e para defender os interesses do grupo. Estou satisfeito, pois o importante é jogar.»
Há um jogador no plantel do Sporting pelo qual Vasco Faísca demonstra grande admiração: é ele João Moutinho. «Gosto muito do João Moutinho. Está a demonstrar que é um grande jogador. É meu conterrâneo [também é algarvio] e fico ainda mais contente por isso.»
Faísca não considera que o facto de ter assinado um contrato de três épocas com o clube de Belém seja um passo atrás na sua carreira até porque está «num grande clube», garantiu: «Todos acreditamos que o Belenenses pode ficar nos lugares que dão acesso às competições europeias. Penso que temos qualidade para isso, o grupo é bom e há vontade de vencer.»
O Sonho da Selecção e o desejo de trocar a camisola com Tonel
Vasco Faísca demonstra grande ambição para o futuro, não descarta a possibilidade de regressar às selecções nacionais e de jogar num dos três grandes de Portugal, apesar de «estar de corpo e alma no Belenenses». «Sou um jogador jovem e é lógico que tenho ambições, como voltar à selecção um dia e jogar num dos três grandes. Mas sublinho que neste momento estou num grande clube e estou muito contente por estar aqui, só penso no Belenenses», vincou o internacional português.
Por fim, o defesa expressou um desejo: «Gostava de trocar de camisola com o Tonel porque é a pessoa com a qual tenho uma relação mais próxima e fomos colegas de selecção durante muitos anos e portanto será a ele que vou pedir a camisola.»