Gustavo Lima garantiu o apuramento de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, na categoria Laser Standard, ao conseguir a presença na frota de ouro do Mundial da classe, a disputar-se em Boltenhagen, Alemanha.
O velejador encontra-se no 28º lugar, com 81 pontos, e os primeiros 56 classificados vão à prova final. «Cumprimos o único objetivo que traçámos. Hoje é um dia histórico para mim e para a vela portuguesa. Qualificar o país antes de terminar o Campeonato do Mundo é fantástico», referiu o atleta, citado pela sua assessoria de imprensa.
De 2 a 9 de Julho vai decorrer o processo de escolha da seleção nacional, em Weymouth, zona que vai acolher o torneio olímpico de vela. Gustavo Lima tem praticamente assegurada a presença numa quarta edição olímpica, tal o avanço que dispõe para o seu mais direto rival nas seleções nacionais, Rui Silveira.
Portugal passou a estar qualificado para oito classes (Star, 49er, match-racing feminino, 470, RS:X masculinos e femininos, Laser Radial e Laser Standard), o que constitui um novo recorde no histórico nacional.