Os principais campeonatos europeus chegaram ao fim, assim como as grandes competições de clubes no Velho Continente. Aproxima-se o Mundial do outro lado do Atlântico mas, pelo meio, surgem vários nomes a prometer um verão agitado.

A Maisfutebol Total fez o levantamento dos jogadores em final de contrato e escolheu 30 nomes entre os mais apetecíveis, deixando-se influenciar pelo lógico critério de proximidade.

Hugo Almeida, por exemplo, vai representar Portugal no Campeonato do Mundo e está nesta altura a discutir o seu futuro, já que termina contrato com o Besiktas. Para ele, a prova no Brasil pode ter importância redobrada. O avançado de 30 anos marcou 15 golos em 33 jogos realizados em 2013/14.

O clube turco também pode ser confrontado com a saída de outro português. Manuel Fernandes, mais novo que Hugo Almeida (tem 28 anos), está na fase decisiva da carreira – como admitiu em entrevista à nossa revista em março – e pretende assinar um bom contrato numa altura em que recupera de lesão. 21 jogos e 2 golos até fevereiro. 

Simão Sabrosa foi companheiro de equipa desta dupla no Besiktas e surge igualmente no lote de jogadores sem contrato. O extremo de 34 anos representou o Espanhol de Barcelona nesta temporada, marcando 2 golos em 36 jogos. Não estará destinado a um adeus imediato aos relvados.

O quarteto de ilustres portugueses é finalizado com Tiago, médio que disputou a final da Liga dos Campeões com a camisola do Atlético de Madrid. Após a derrota frente ao Real, o jogador de 33 anos garantiu já ter definido o seu futuro . Qual será? Ao longo da época, fez 33 jogos e marcou 2 golos.

Fucile entre valores interessantes na Liga

A Liga portuguesa também apresenta valores interessantes em final de contrato. Os ‘grandes’ não perderam tempo e já garantiram dois jogadores com qualidade inquestionável: Candeias (ex-Nacional) ruma ao Benfica e Ricardo (ex-Académica) ao FC Porto.

Sobram outros nomes, começando por um que esteve na sombra durante os últimos meses. Jorge Fucile não chegou a acordo com os dragões para a renovação do seu vínculo e ficou a treinar à parte. Não joga desde setembro de 2013. Ainda assim, foi pré-convocado pelo Uruguai para o Mundial e, aos 29 anos, terá bastante mercado. 

 
Sami, extremo guineense de 25 anos, termina a sua ligação ao Marítimo e pode abraçar outro projeto. Não foi a sua melhor temporada ao serviço dos insulares mas esteve ainda assim em 26 jogos, marcando apenas 1 golo.

Aos 29 anos, Makelele também está livre para definir o seu futuro. Após a segunda temporada na Académica, com 27 jogos e 2 golos, o médio brasileiro pode justificar a continuidade no futebol português. Entre os talentos nacionais, destaque para Marco Matias, avançado de 25 anos que se incompatibilizou com a direção do V. Guimarães e vai sair. Marcou 6 golos em 29 jogos até março de 2014.

Rio, Lampard e Cole seduzem a Premier League

Lá por fora, natural destaque para o cenário em Inglaterra. Na sexta-feira, a Premier League divulgou a lista oficial de jogadores que foram dispensados pelos seus clubes.

Tudo pode mudar nas próximas semanas, com alguns destes nomes a permanecerem nos atuais emblemas se chegarem a acordo para a renovação dos vínculos. Nesta altura, porém, estão no mercado a ‘custo zero’.

Neste bloco não faltam jogadores consagrados, com o trio composto por Rio Ferdinand, Frank Lampard e Ashley Cole à cabeça. O central (23 jogos em 2013/14) vai abandonar o Manchester United aos 35 anos, a mesma idade de Frank Lampard (40 jogos, 7 golos), médio que termina a sua ligação ao Chelsea. Ashley Cole (26 jogos) também sai dos ‘blues’ mas é ligeiramente mais novo - 33 anos. 

 
Os ingleses costumam ficar pelo seu país e seduzem nesta altura os outros clubes da Premier League. Joleon Lescott (31 anos, 24 jogos pelo Man. City), Joe Cole (32 anos, 25 jogos e 3 golos pelo West Ham) e Gareth Barry (33 anos, 37 jogos e 2 golos pelo Everton, por empréstimo do Man. City) estão na mesma situação.

Entre os forasteiros que podem abandonar Inglaterra, destaque para o campeão Costel Pantilimon. Aos 18 jogos pelo Man. City na época 2013/14, o guarda-redes romeno de 27 anos tem as malas à porta. Nicklas Bendtner entre neste grupo de sub-30. Tem 26 anos, fez apenas 2 golos em 14 jogos e pode despedir-se de vez do Arsenal. Frederico Macheda, de 22 anos, deve terminar a sua ligação ao Man. United, de pouco valendo os 13 golos em 33 jogos realizados pelo Birmingham, por empréstimo, no Championship.

Voltando à fasquia acima dos 30 anos, surgem nomes fortes como o francês Bacary Sagna (31 anos, 48 jogos e 1 golo pelo Arsenal), o marroquino Marouane Chamack (30 anos, 34 jogos e 6 golos pelo Crystal Palace), o holandês John Heitinga (30 anos, 19 jogos e 2 golos pelo Fulham), para além do eterno camaronês Samuel Etoo (33 anos, 35 jogos e 12 golos pelo Chelsea).  

De Diego Ribas a Pirlo, craques em plena liberdade

Em Inglaterra não há segredos. No resto da Europa, por outro lado, há maior predisposição para o romance prolongado, longe dos holofotes. Victor Valdés, por exemplo, anunciou há meses que iria abandonar o Barcelona (34 jogos em 2013/14). Porém, o guarda-redes de 32 anos não divulgou o seu próximo destino. Pelo meio, ainda contraiu uma grave lesão.

No campeonato espanhol há outro nome com particular interesse. Diego Ribas. O médio que passou pelo FC Porto tem agora 29 anos e liberdade para definir o seu futuro. Termina contrato com o Wolfsburgo, após seis meses por empréstimo no Atlético de Madrid. No total, 37 jogos nesta temporada e 7 golos. Um deles serve de cartão de visita.



O Paris Saint-Germain, campeão em França, contratou David Luiz por números astronómicos e libertou Alex a custo zero. Com 31 anos, o central brasileiro terá um grande leque de interessados. Disputou 42 jogos e marcou 3 golos. Jeremy Ménez, médio de 27 anos, também abandona o PSG: fez 26 jogos e apontou 2 golos.

Outro nome promete agitar o mercado gaulês. Bafetimbi Gomis, avançado de 28 anos do Ol. Lyon, termina contrato e apresenta números impressionantes: 22 golos em 49 jogos.

Esta lista termina em Itália, onde a idade costuma ser um mero pormenor. Por isso, Andrea Pirlo (35 anos, 45 jogos e 7 golos pela Juventus) deverá continuar a jogar. Os argentinos Diego Milito (34 anos, 18 jogos, 2 golos) e Esteban Cambiasso (33 anos, 33 jogos, 4 golos) dizem adeus ao Inter. O vizinho AC Milan, por seu turno, libertou Urby Emanuelson, holandês de 27 anos (33 jogos em 2013/14).  

Com estes 30 nomes, qualquer clube lutaria pelo título no seu país, não lhe parece?