O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, felicitou esta sexta-feira o Rio de Janeiro pela organização dos Jogos Oímpicos de 2016. «É uma vitória da lusofonia o que aumentará a responsabilidade» portuguesa no evento, que, assim, «vai competir em casa», de acordo com o dirigente.
«Estou bastante feliz, porque é uma vitória da lusofonia, desde a primeira hora que o a Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, o COP e eu, em particular, apoiámos o Rio de Janeiro», disse Vicente Moura, em declarações à Lusa.
Para o presidente do COP, o Rio de Janeiro ganha muito com as Olimpíadas: «Tiro-lhe o meu chapéu! É uma cidade belíssima, apesar de estar um pouco degradada. Os Jogos Olímpicos vão transformá-la numa cidade moderna, como aconteceu com Barcelona, em 1992.»
Também o primeiro-ministro português, José Sócrates, congratulou o presidente brasileiro, Lula da Slva. «Quero transmitir-lhe as mais vivas e calorosas felicitações pela vitória do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas de 2016», indica a mensagem enviada por José Sócrates.