O International Board, organismo que define as regras do futebol mundial, esteve reunido esta segunda-feira e o principal tema na discussão foi o vídeo-árbitro (VAR), numa altura em que se especula com a possibilidade de ser utilizado no Mundial da Rússia, algo que ainda não está confirmado.

Em análise esteve então o rendimento desta nova ferramenta para a arbitragem, tendo sido em conta 800 jogos de 20 competições em que está a ser usado, como a Liga portuguesa, por exemplo.

Num vídeo publicado nas redes sociais, o International Board rebate algumas ideias pré-concebidas, como a de que o jogo seria interrompido muitas vezes pelo VAR. Segundo os dados apresentados, em três jogos os árbitros de campo tomam cerca de 750 decisões, 15 delas são analisadas pelo VAR e só uma é revista.

Isto resulta num impacto reduzido no tempo de jogo, que situa em torno dos 60 segundos a mais por causa do VAR. O Internacional Board estima que se perca oito vezes mais tempo a cobrar os livres dos jogos e sete vezes mais tempo com os lançamentos laterais.

Por fim, o mais importante: as decisões melhoraram e rondam os 100 por cento de acerto.