Nem sempre os árbitros são notícia pelos bons motivos, sobretudo quando se trata de fenómenos virais. Mas há exceções. É o caso da palestra do espanhol Javier Martínez Noguera antes de um jogo de infantis (sub-12) que tem sido partilhada pelas redes sociais, além de replicada nos media.

Antes do encontro entre o Académico Real Murcia e o Fortuna, o árbitro juntou os jogadores. «Vamos disfrutar, divertir-nos, aprender, e se ganharem, tudo bem, senão, não tem mal nenhum. É só mais um jogo», disse o árbitro aos pequenos atletas, lembrando-lhes que terão ainda muitos jogos para disputar ao longo da vida.

«Se pensarmos apenas em ganhar, vamos deixar de nos divertir», frisou, pedindo ao jogadores que sigam os valores de «jogo limpo e respeito» e dizendo-lhes que, por exemplo, não insultassem os adversários.

A partilha da palestra nas redes sociais surpreendeu o árbitro. Em declarações ao jornal «La Opinion de Murcia», Javier Martínez Noguera diz que «há muitos anos» que segue «o mesmo modelo» nas conversas com os atletas antes dos jogos. «Nestas idades, por muito que lhes custe, o desportivismo é prioritário», frisou.