O Vila FC milita no principal escalão do futebol distrital da AF Porto, a Divisão de Elite, mas viu ser convocado um jogador do seu plantel à seleção do Irão: trata-se de Taha Zareei, guarda-redes eleito para os próximos compromissos da seleção sub-23.

Trata-se de uma chamada já habitual, uma vez que Zareei já atuou pelos escalões jovens em mais de 70 ocasiões.

O guardião de 22 anos, que em Portugal já passou por Naval, Leixões, Gouveia e, mais recentemente, pelo Leça, tem uma história já de alguns anos ligada ao futebol português.

Uma história que teve o Sporting pelo meio. Em 2014, com 18 anos, Zareei realizou testes em Alcochete com a equipa B leonina, na altura comandada por João de Deus. O futebolista iraniano chegava ali em outubro do dito ano, oriundo do Esteghal, clube iraniano, pelo meio com a inscrição na Naval.

O Vila FC, note-se, é a designação da equipa de futebol sénior do Vilanovense desde 2010. Algo que se tornou realidade depois de problemas administrativos no emblema de Vila Nova de Gaia.

Reveja a reportagem MF com o Vilanovense: «O gigante adormecido de Gaia» e antiga casa de Hulk

Zareei junta-se à comitiva iraniana a 26 de setembro. Os sub-23 do Irão são treinados pelo ex-futebolista croata Zlatko Kranjcar, pai de Niko Kranjcar.