André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, comentou desta forma o desfecho do embate com o Sp. Braga (1-0), na final da Liga Europa

«Isto que se está a passar é algo de muito importante. Conseguiu reunir-se grande talento estrutural e de jogadores. Progredimos no campeonato com a invencibilidade, na Taça desafiámos todas as apostas, assim como na Supertaça. Falta-nos a final da Taça frente a um Vitória motivadíssimo. Claro que este sucesso não era perspectivável. Sonha-se com isto, imagina-se e felizmente está a ser possível concretizá-lo.»

Sobre as dificuldades do encontro: «Muitas pessoas disseram que o Porto era favorito mas foi extremamente difícil. Não foi um bom espectáculo, mas não é nada de novo nas finais europeias. Foi a minha primeira final e senti muitas emoções durante o jogo. Imagino que os jogadores também.

Segue-se a vitória na Champions? «Se o Porto de 2003/04 era fantástico, este Porto conseguiu voltar a uma final europeia, venceu-a e agora vai para a Liga dos Campeões, que depende de muita coisa, às vezes também de sorte. Ganhar a Liga dos Campeões é algo de muito, muito complicado. Depende do sorteio, da sorte, é essa a realidade e só um percurso muito caprichoso pode colocar o Porto numa final europeia.»

Qual o segredo para este sucesso português na Liga Europa? «Infelizmente, lamentamos apenas que o espectáculo não tenha estado à altura do nível português. Foi uma pena que as duas equipas não tenham estado ao seu melhor nível. Há muito talento em Portugal e isto é algo de espantoso para o nosso futebol, mas reflecte a nossa qualidade.»