António Violante, treinador nacional dos Sub-19, desvaloriza as ausências João Moutinho e Manuel Fernandes no lote de jogadores que vai disputar, em Espanha, o Mini-Torneio de Apuramento para o Europeu. Para além destas duas baixas, o responsável técnico dos Sub-19 vai ainda ter de dispensar Ivanildo durante três dias, para que o avançado possa jogar pelo F.C. Porto, no Bessa.
«Daqueles que posso dispor são estes no meu entendimento os melhores. Nós temos de trabalhar com os jogadores que temos. Há critérios que são utilizados no âmbito das selecções nacionais e nós temos de aceitá-los, pois faz parte do nosso trabalho. A Selecção A é a mais importante e depois a Sub-21 e por aí fora. Nós temos de ter isso em consideração e ficamos satisfeitos quando os jogadores, não obstante a pertencerem a um escalão, podem jogar num escalão superior. É sinal que ajudámos a que esses jogadores crescessem, obviamente em conjunto com os clubes a que pertencem pois a maior parte do trabalho é feito pelos clubes. Ficamos satisfeitos e depois trabalhamos com os condicionalismos que temos. Não vem daí mal ao Mundo», sublinhou António Violante.
O treinador nacional dos Sub-19 relembrou que João Moutinho e Manuel Fernandes não são casos únicos no futebol luso: «Tudo tem a ver com os objectivos que das Selecções Nacionais e dentro dessa perspectiva isso está alinhado e conversado há imenso tempo. Isto não são casos inéditos, já aconteceram noutras circunstâncias, e nós prosseguimos o nosso trabalho tentando fazê-lo o melhor possível e creio que ele tem dado frutos. Nós ficamos satisfeitos por jogadores como o João Moutinho e o Manuel Fernandes já podem desempenhar um papel com uma certa relevância nas selecções onde jogam.»
António Violante esclareceu ainda que o afastamento de João Moutinho do Mini-Torneio de Apuramento foi uma decisão da Federação: «Não houve pedido nenhum do Sporting, pelo menos que eu tenha conhecimento. Aquilo que aconteceu foi que se entendeu que o João Moutinho tendo jogado pela Selecção de Esperanças e o Manuel Fernandes tendo jogado pela Selecção Nacional A não faria sentido numa situação destas eles voltarem à sua selecção de origem. Não houve pedido nenhum, foi dentro da Federação, onde existem hierarquias pois é uma instituição organizada sob todos os pontos de vista, que houve uma decisão nesse sentido e foram dadas indicações no para não convocar nem um nem outro e foi isso que fiz.»
O treinador nacional dos Sub-19 não fechou, no entanto, as portas a uma possível chamada de João Moutinho e de Manuel Fernandes caso Portugal esteja presente na fase final do Europeu: «A seu tempo isso será tratado e em dialogo dentro da Federação ser-me-ão dadas indicações no sentido de os convocar ou não.»
Para além das ausências dos médios de Sporting e Benfica, também o avançado do F.C. Porto Ivanildo é um caso especial dentro dos Sub-19, depois da titularidade frente ao Gil Vicente. «O F.C. Porto diz que precisa dele para jogar sábado no Bessa e nós vamos ver se conseguimos encontrar uma plataforma de entendimento para que as coisas fiquem resolvidas. Ele vai fazer esse jogo e depois vai ter connosco», explicou António Violante que vai dispensar o avançado depois do treino vespertino de quarta-feira e só o voltará a ter à disposição no domingo.
O treinador dos Sub-19 espera que não seja solicitado mais nenhum jogador. Mas, caso se isso aconteça mostra-se receptivo a dialogar: «Pode haver mais clubes a pedir jogadores e eu terei de respeitar. O F.C. Porto não vai pedir o Paulo Machado, pois para já a questão colocou-se em relação ao Ivanildo.»