O jogo entre o V. Guimarães B e a Académica, referente à 19.ª jornada da II Liga, ficou envolto em polémica, registando-se uma carga policial sobre os adeptos de Coimbra e ainda a expulsão da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) da cabine de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques.A equipa vimaranense venceu (2-1), anulando a vantagem da Académica.

O incidente com a RUC ocorreu ao intervalo, sendo que dois responsáveis do V. Guimarães se fizeram acompanhar de um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) à zona destinada aos jornalistas, identificando o autor do relato da rádio conimbricense antes de o expulsar da cabine de imprensa, uma vez que o repórter da RUC não possuía documento identificativo enquanto jornalista.

No final do encontro, o presidente da Académica lamentou o sucedido e pediu que o caso fosse averiguado. «É extremamente lamentável que um órgão de comunicação social, pertencente a uma instituição quase milenar, seja expulso de um estádio onde estava a fazer o seu trabalho. Nenhum órgão de comunicação social pode ser censurado. Temos de aprender, onde isso não acontece deve ser assegurado. A liberdade de expressão é uma conquista. A diferença tem de ser tolerada e não expulsa. Eu peço que a entidade que superintende a Comunicação Social que averigúe este caso», referiu.

Os ânimos exaltaram-se com as incidências em campo, a Académica acabou o jogo reduzida a nove elementos e viu o V. Guimarães confirmar o triunfo em cima do apito final na marcação e uma grande penalidade, sendo que os minutos finais foram tumultuosos.

Na bancada, os adeptos trocaram piropos, registando-se também o arremesso de cadeiras, o que levou a uma carga policial sobre os adeptos da Académica, com o líder máximo da Briosa a pedir igualmente averiguações. «A PSP tem de averiguar o que aconteceu para que os adeptos da Académica sofressem uma carga policial. Quem gere o futebol, a Liga, tem de pugnar pelos espetáculos», disse.

No que a futebol jogado diz respeito, a Académica adiantou-se no marcador por Kaká aos 48 minutos. O V. Guimarães deu a volta ao marcador com golos de Tyler Boyd (64’) e Denis Duarte (89’).