A saída de João Pedro para o LA Galaxy constitui uma dor de cabeça para Pedro Martins para o dérbi com o Sp. Braga. O médio, um dos jogadores mais utilizados pelo técnico, já não foi utilizado diante do Sp. Covilhã, em jogo da Taça de Portugal, pelo que em vésperas do primeiro jogo da segunda volta desfalca a equipa do V. Guimarães num setor já de si carenciado.

Sem João Pedro, e com Rafael Miranda lesionado, Pedro Martins terá de recorrer a uma dupla de meio campo sem nenhuma das suas peças fulcrais. Nessa perspetiva, o principal beneficiado pode ser o sul-africano Bongani Zungu, que ainda não soma qualquer minuto no campeonato.

Zungu jogou noventa minutos no jogo com o Sp. Covilhã, sendo que foi o seu segundo jogo completo esta época. Recorde-se que o médio chegou a Portugal lesionado, tendo começado por jogar na equipa B e em jogos da Taça da Liga e da Taça de Portugal.

A saída de João Pedro agudiza ainda a necessidade de o V. Guimarães ir ao mercado. Se as lacunas já se faziam sentir com o médio de 23 anos, as opções são ainda menores sem o jogador formado no emblema vimaranense.