O dérbi minhoto entre o V. Guimarães assinalou a estreia do lateral esquerdo Dalbert no principal escalão do futebol português. Contratado ao Académico de Viseu, Dalbert evoluiu até agora na equipa B dos vimaranenses, pelo que deu o salto para a equipa A com a chegada de Sérgio Conceição.
 
«Estava a trabalhar bem na equipa B. Chegou o Sérgio Conceição e deu-me oportunidade e acho que aproveitei da melhor forma, dei tudo dentro de campo e isso é o mais importante», refere o jogador sobre a sua estreia.
 
Para o brasileiro a derrota diante do Sp. Braga foi imerecida, pelo que Dalbert já aponta baterias à deslocação a Alvalade: «Ficou uma má sensação. Pelo que construímos no jogo, um empate para o Braga seria muito bom, faltou o golo e infelizmente não ganhámos. Essa é a realidade, vamos trabalhar para o próximo jogo».
 
Apesar da estreia positiva a nível individual, o brasileiro promete trabalho para inverter os últimos resultados da equipa: «O mister chegou e deu muita confiança ao grupo. Estamos a trabalhar e vamos trabalhar mais ainda para o próximo jogo. Saímos derrotados, mas só se consegue dar a volta por cima com trabalho. Vamos trabalhar para fazer um bom jogo».
 
Na última época Dalbert atuou em 41 encontros com a camisola do Académico de Viseu. Antes de se estrear na Liga, o jogador de 22 anos foi utilizado em sete encontros na equipa B do V. Guimarães, na Segunda Liga.