A quinta cartolina amarela vista por Josué no jogo com o Rio Ave, que obriga o defesa a cumprir um jogo de suspensão, faz com que Pedro Martins tenha de mexer pela primeira vez na dupla de centrais em jogos da Liga. Josué e Pedrão formavam a única dupla imaculada no campeonato, mas será desfeita na deslocação do V. Guimarães à Choupana.

Com este cenário, Prince terá a primeira oportunidade de alinhar de início no campeonato no eixo da defesa, uma vez que diante do Sporting alinhou no meio campo. De resto, o jogador de 23 anos alinhou no último jogo da equipa B para ganhar ritmo competitivo, uma vez que já não era opção desde 18 de janeiro, altura em que foi utilizado noventa minutos no jogo da Taça de Portugal com o Sp. Covilhã.

Para além de Josué, Pedro Martins também não poderá contar com Hurtado que não regressa da seleção do Peru a tempo de juntar à comitiva que viaja para a Madeira. Sem Hurtado e com Tozé castigado, Bernard deverá voltar a ter nova oportunidade no meio campo, apesar de não ter correspondido às expetativas diante do Rio Ave, tendo mesmo sido substituído antes do intervalo.

Em sentido inverso, o treinador dos minhotos conta novamente com Rafael Miranda, que foi expulso contra o Estoril e, entretanto, cumpriu castigo. O V. Guimarães joga às 21horas de sexta-feira diante do Nacional, uma partida que antecede o jogo decisivo da 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, em Chaves.